top of page
Buscar
  • Manuvela

Semana de Férias no Algarve ( O nosso precioso Segredo)



As melhores férias de sempre? Muito provavelmente.

Basta pensar em juntar a família ou os melhores amigos a bordo de um fantástico Veleiro/Catamaran e ter como destino uma seleção cuidada dos melhores locais do Algarve, sempre assistidos pela nossa tripulação.



Bem-Vindos a Bordo!

Estamos na Marina de Portimão, o barco está pronto para zarpar, os tanques de água doce estão cheios, as camas feitas e as toalhas de banho dão um cheiro fantástico às cabines. O camarote do Skipper está também recheado de doces e guloseimas, por isso nada pode correr mal.

Os convidados começam a chegar, com um grande sorriso nas suas caras e as crianças depressa correm para dentro do barco para escolher as suas cabines. Todas as malas e comida/bebida são trazidos para bordo e é chegado o tempo de nos sentarmos todos para em conjunto escolher a rota favorita do grupo.


Fazemos rumo a Leste, passando pelas grutas mais famosas do "Instagram" (Benagil). Há tempo para tudo, desde meter o Stand Up Paddle na água, mergulhar com o snorkel, ou dar uns saltos para água na encosta enquanto navegamos pelas zonas do Algar Seco, Benagil e Praia da Marinha.

(É lindíssima esta zona!)

Ao final do dia podemos optar por uma das Marinas mais próximas, Albufeira ou Vilamoura consoante o grupo prefira uma saída para um jantar mais tranquilo, ou uma visita aos sempre animados bares e esplanadas de Albufeira.




Na manhã seguinte...chegou a altura de fazer rumo a outro "Mundo". A Ria Formosa representa para nós que navegamos em Portugal, as nossas preciosas "Caraíbas" do atlântico. Com extensos areais de areias brancas, só acessíveis por barco, com águas cristalinas e recheadas de excelentes iguarias, como as famosas Ostras para acompanhar um dos mais fantásticos Sunsets da nossa costa.

(PS: há ainda tempo para assistir durante a noite à bioluminiscência... parece magia mas não é)



O Ancoradouro da Culatra é o sitio perfeito para se estar. É o local de encontro de muitos dos barcos que procuram por este pequeno paraíso a Sul e tudo à nossa volta parece cheirar a férias , bom ambiente e acima de tudo, alegria por estarmos aqui.

Durante o dia navegamos até aos bancos de areia da Ilha da Armona, onde aquilo que até hoje parecia impossível, aqui é a realidade. Estamos em plena Época Alta e temos praias desertas só para nós. Há tempo para tudo, e principalmente para parar um pouco, respirar este ar puro e desfrutar.

Ao anoitecer regressamos à Culatra, onde depois de um refrescante duche no convés ao por-do-sol, vamos até terra para uma mariscada num dos restaurantes/esplanadas locais.




Entretanto o grupo decidiu ficarmos mais um dia por estas águas, para poderem visitar Cacela Velha antes de fazermos rumo novamente a Oeste.









Neste regresso à base de Portimão, encontramos muitas vezes os simpáticos Golfinhos, que adoram navegar por baixo de nós enquanto registamos todos os seus movimentos com os nossos telefones, para mais tarde recordarmos estes momentos.





Nesta semana a opção do grupo foi a de navegarmos ainda até à Ponta da Piedade, próximo de Lagos. Impressionantes estas grutas vistas do mar. São por isso a desculpa perfeita para voltarmos a colocar o Dinghy na água e as visitar-mos.

Nestas travessias, é normal acontecer sempre algo no mar em que podemos ajudar algo ou alguém. Neste caso foi uma gaivota que tinha preso no seu bico um anzol e uma linha de pesca, que lhe impediam os movimentos.






Sensação de missão cumprida! mas ainda com tempo para que os mais novos a bordo possam dar um salto até ao parque de Insufláveis em frente à Praia de Ferragudo, despedindo-se da melhor forma desta aventura.




Depois de uma última noite a bordo é tempo de nos despedirmos, com a certeza que nos encontraremos a bordo no próximo Verão! Temos a certeza que vão querer repetir!

551 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page